Banco de Caixas

BENEFÍCIOS DO SISTEMA BANCO DE CAIXAS

CAIXAS PLÁSTICAS

As caixas plásticas foram desenvolvidas em substituição às caixas de madeira, vedadas pela Anvisa por seu potencial de contaminação. Apresentam vantagem também sobre as caixas de papelão, que proporcionam baixa proteção do conteúdo quando expostas à umidade e são rapidamente descartáveis, gerando quantidade excessiva de lixo.

LOCALIZAÇÃO ESTRATÉGICA

Posicionada defronte ao pórtico norte da Ceasa, a operação da RS Caixas é de fácil acesso a clientes e fornecedores.

AGILIDADE

Processos inteligentes e simplificados, representando grande desburocratização em relação às complicadas exigências de cadastro e garantias, necessárias em operações tradicionais.

EFICIÊNCIA

Retirada antecipada das caixas, permitindo o acondicionamento dos produtos logo que colhidos, lavados ou embalados, sem necessidade de posterior manuseio, minimizando a possibilidade de danos mecânicos nos produtos, reduzindo perdas.

RASTREABILIDADE

A rastreabilidade de todas as etapas do sistema, permite a correta responsabilização pela guarda e manutenção das caixas, desde a retirada, até a sua devolução no Banco de Caixas.

CONDIÇÃO DE EXPOSIÇÃO

Pelas condições de estrutura, design e higienização, as caixas DRT podem ser expostas diretamente no ponto de venda do cliente, eliminando custos e diminuindo muito a possibilidade de danos mecânicos nos produtos.

ADAPTAÇÃO

As caixas plásticas DRT são paletizáveis e disponibilizadas em três diferentes alturas, de forma a acomodar os mais diversos tipos de produtos, respeitando as peculiaridades de cada um deles e facilitando a logística de embarque, transporte e desembarque.

PRECISÃO

Por possuírem padrão estável, tornam preciso o processo de aferição de peso dos produtos entregues.

QUALIDADE

Por serem vazadas, as caixas plásticas DRT permitem passagem do frio, melhorando as condições de preservação dos produtos.

HIGIENIZAÇÃO

O processo de lavagem das caixas é feito com água sob pressão, sem a utilização de quaisquer outros produtos que possam representar possibilidade de contaminação aos alimentos.

ECONOMIA

Devido à sua vida útil prolongada, as caixas plásticas DRT apresentam relação custo/benefício muito vantajosa, comparativamente às embalagens de papelão ou madeira.

SUSTENTABILIDADE

Fabricadas com materiais recicláveis e reutilizáveis, retornam como matéria-prima para o processo quando seu uso deixa de ser viável, representando consistente ação de preservação ambiental.

PROCESSO BANCO DE CAIXAS

CONCEPÇÃO

O projeto Banco de Caixas DRT foi desenvolvido em parceria entre a RS Caixas e a DRT Logística Estratégica de Precisão. Utilização de terminal ligado diretamente ao servidor DRT, com movimentações, tanto de entrada quanto de saída, ocorrendo de forma on-line, com registro impresso dos comprovantes.

ETAPAS

  • Disponibilização para cada fornecedor de um determinado volume de unidades, chamado “limite de caixas”, com especificação dos tipos de caixas e considerando a necessidade do cliente, sazonalidade dos produtos e a frequência das entregas.
  • À medida que as mercadorias vão sendo entregues na Plataforma DRT pelos fornecedores, iguais quantidades de embalagens voltam a ser disponibilizadas em seu Banco de Caixas.
  • Controle automático das caixas, em forma de conta corrente, com todo tipo de consulta ao sistema – entradas, saídas, saldos, embalagens em processamento etc., disponível por acesso com usuário identificado e senha.
  • As caixas são entregues sempre limpas e higienizadas aos fornecedores, sendo destes a responsabilidade de que assim permaneçam até a ocasião da entrega das mercadorias na Plataforma DRT.
  • A entrega de caixas aos fornecedores somente acontece mediante a existência de “crédito”, ou seja, estoque disponível apontado pelo sistema.
  • Quando o volume disponível não é suficiente para a operação do fornecedor, o mesmo busca o ajuste de sua conta em contato com a gestão do sistema.
  • Periodicamente são realizadas auditorias de conferência, onde são confrontados os estoques físicos e contábeis, tanto na conta de fornecedores quanto na dos clientes.
  • Por ocasião da retirada das caixas, é emitido comprovante com as informações relativas aos tipos de embalagens que estão sendo entregues, data, hora, placa do veículo e nome do responsável pela coleta. No cupom é registrado um totalizador de embalagens em poder do fornecedor, inclusive, com as retiradas do momento.
  • No retorno das embalagens ao Banco de Caixas, são registrados: cliente, loja, data, hora, caminhão, motorista, tipos e quantidades de embalagens e referência fiscal ou número do Boletim de Operação.
  • Eventuais casos de extravio ou perda das condições técnicas da embalagem, são administrados pelo gestor do processo, encaminhando-as para descarte, baixa no sistema e reposição, quando for o caso.